Introdução
Existem várias formas de ensinar um cão a sentar. Umas mais fáceis, outras mais difíceis, outras mais exigentes e outras menos exigentes. Hoje falaremos sobre 5 dessas formas, distinguindo o porquê de cada uma e o seu uso. Para a aplicação correcta de qualquer uma destas técnicas sugere-se sempre contactar a Cãomaradagem ou algum outro profissional de renome.
Vamos agora rever as 5 formas escolhidas no artigo de hoje!
Senta Simples
O senta simples é um comportamento de “sentar simples”. Mal o cão se senta com êxito o comportamento/comando está terminado!
O dono/tutor dá o comando. Mal o rabinho do cão toca no chão recompensamos o cão de imediato retirando-o da posição – sentado.
Este método de ensinar a sentar é usado principalmente para ensinar um cão principiante a sentar (como introdução ao senta) ou por quem apenas deseja treinar a obediência básica do cão (cão obedece em casa, mas nem sempre obedece fora de casa).
Senta e Fica (2 comandos)
O senta e fica com 2 comandos diferentes é o senta seguido do comando fica ou mais profissionalmente do comando quieto. O comportamento do cão só está terminado quando o dono/tutor dá o comando de liberdade ou o marcador de fim de exercício.
O cão é recompensado após o primeiro comando (senta. Mal o rabinho do cão toca no chão) e será constantemente recompensado enquanto permanecer no mesmo sítio durante o comando de “fica” ou “quieto”.
Este método é principalmente usado para treinar um cão que já saiba o comportamento simples de sentar.
Senta e Fica (1 só comando)
O senta e fica com 1 só comando é um pequeno truque usado para facilitar a mente do cão. Para quê ter 2 comandos, um para sentar e outro para ficar quieto, quando podemos fazer com que o senta signifique sentar e ficar num só comando?
O Cão é recompensado após o comando senta, quando o seu rabinho toca no chão, sem retirar o cão da sua posição. Continuamos a recompensar o cão enquanto ele permanecer quieto no mesmo lugar! O Comportamento só acaba quando o dono/tutor der o comando de liberdade ou o marcador de fim de exercício.
Este método é usado principalmente por donos que queiram facilitar a aprendizagem do seu cão para uma vida normal no dia a dia, onde o comando fica ou quieto não se justifica.
Senta e Fica (1 só comando no junto)
O senta e fica num só comando, no seguimento do comando junto já é um comando mais exigente. É um comando que exige ensinar primeiro o comando junto (comportamento complexo que implica o cão andar ao lado do dono, virar com o dono, mudar de velocidade com o dono, sentar automaticamente ao lado do dono quando o dono pede o comando junto ou quando o dono pára). O senta e fica serão ensinados durante o comando de junto.
O cão irá aprender a sentar e a ficar… durante o junto. O cão será recompensado quando senta e será constantemente recompensado enquanto permanece quieto. O dono, pouco e pouco e ao longo de vários treinos, aumenta a distância entre si e o seu cão. O Comportamento só acaba quando o dono/tutor der o comando de liberdade ou o marcador de fim de exercício.
Este comportamento é usado principalmente por donos que treinam o cão numa obediência mais avançada. Não é uma obediência de competição, mas é quase. É uma obediência fiável, na qual o cão irá obedecer ao dono com fiabilidade em todo e qualquer lugar que vá.
Este comportamento pode evoluir para um senta em andamento, em que o dono conduz o cão no junto, e quando pede o comando senta o cão senta e fica, enquanto o dono se continua a afastar.
Senta e Fica (2 Comandos no Junto)
O senta e fica com 2 comandos, no seguimento do comando junto é um comportamento mais exigente ainda. É o comando/comportamento usado na obediência de cães de trabalho, onde o reforço da ordem/comando para ficar quieto se justifica (na medida em que permanecer quieto é dificultado por várias condicionantes exteriores, pelo que vale a pena separar os dois comandos).
O cão irá aprender a sentar e a ficar durante o junto. O cão será recompensado quando senta após o comando senta e será constantemente recompensado enquanto permanece quieto após o comando quieto,Indo o dono a pouco e pouco e ao longo de vários treinos aumentar a distância entre o dono e o cão. O comportamento só acaba quando o dono/tutor/condutor der o comando de liberdade ou o marcador de fim de exercício.
Este método de ensino é usado principalmente em donos/tutores/condutores de cães de trabalho (cães de competição, cães de busca e salvamento, cães policias/militares, cães de guarda e protecção, cães detectores de odores, etc…).
Este comportamento pode evoluir para um senta em andamento, em que o condutor conduz o cão no junto, e quando pede o comando senta o cão senta e fica, enquanto o condutor se continua a afastar.
Conclusão
Existem vários métodos para ensinar um cão a sentar. Apesar de uns serem mais usados por um tipo de donos e outros mais usados por outro tipo de donos/condutores, a verdade é que qualquer método pode ter êxito e só depende do trabalho que for feito pelo dono/tutor/condutor. É sempre possível e recomendável adaptar o método ao seu cão, para que seja aplicado o melhor método para aquele cão e para os objectivos/função do respectivo dono.
Para uma melhor avaliação e aconselhamento sobre o melhor método para o seu cão não hesite em entrar em contacto com a Cãomaradagem!





